segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Padrões de beleza.

BELEZA:SEM PADRÃO.

Pré-história:
Durante a pré-história,as mulheres que apresentavam maior "massa corporal",seios grandes e quadris bem definidos eram as mais desejadas pelos homens.Já que naquela época,os primeiros seres humanos passavam por muitas dificuldades,pois não tinham fácil acesso a comida e a luta pelo sobrevivência era intensa.Com isso,as mulheres mais "cheinhas" eram as que tinham maiores chances de sobreviver as condições da pré-história.Por exemplo: maior adaptação ao frio,pela presença de maior quantidade de tecido adiposo.

Início do Século VIII:
Nesse período da história,a cultura sofria grande influência da Igreja Católica.Logo,as mulheres que tinham o ventre saliente,eram as preferidas.Pois,isso fazia alusão a gravidez da Virgem Maria,figura sagrada da Igreja Católica.Por isso,quanto mais barriga,mais linda era a mulher.

Século XIV:
Século XIV,período da Renascença.Marcada pelas grandes transformações sofridas na Europa,no campo da arte,política,economia e religião.No Renascimento, a saúde foi vista com grande importância devido a peste negra que desimou 2/3 da população europeia.Logo,as mulheres gordinhas eram o  padrão de beleza.

Século XIX:
Com a fama da Marquesa de Santos,as mulheres nessa época tinham como padrão de sedução, as formas arrendondadas.Contudo,na virada do século,os espartilhos viram moda em toda a Europa,chegando depois aqui no Brasil.

Década de 20:
Modelo mais magro,e com a silhueta cilíndrica.As medidas dos ombros e dos quadris eram parecidas.A mulher apresentava um corpo "uniforme" sem muitas curvas.

Anos 40 e 50:
Durante esses anos,vários acontecimentos levaram as mudanças no padrão de beleza.Como a Segunda Guerra Mundial,que levou as mulheres ao mercado de trabalho.Voltando as formas roliças.Contudo,a cintura era bem definida e afinada,como o  ícone Marilyn Monroe.

Anos 90:
A musculação estava em alta,os corpos musculosos,com abdômen,braços e pernas bem definidas caracterizavam as mulheres.Já que essas se tornavam competitivas em relação ao mercado de trabalho.

2000:
 A magresa estava em alta.Doenças como anorexia e bulimia se tornaram mais comuns e cresceram entre as adolescentes na busca pelo padrão de beleza pre-estabelecido.

3 comentários: