segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alimentação Sadia.

Alimentação:

A cada  indivíduo frequentador de academia, clube ou praticante de atividade física há pelo menos dois profissionais da saúde que já o alertou sobre a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Pergunto a você agora, quantas pessoas já falou a você sobre hábitos alimentares?

Um dos maiores problemas da atualidade é a falta de tempo, gerando stress e consequentemente ‘cansaço precoce’. É isso muitas vezes é ocasionado pela ausência de uma alimentação saudável, o que não garante ao individuo energia necessária para desempenhar funções do cotidiano. Essa deficiência é ainda mais acentuada em atletas e praticantes das academias, já que o gasto energético desses é maior.
Estudos recentes mostram que uma dieta saudável proporciona um maior rendimento durante as atividades.

            Em uma pesquisa realizada no Instituto Karolinska, na Suécia, mostrou a importância do nitrato na alimentação. Na pesquisa, os voluntários para o estudo, receberam durante três dias, um suplemente de nitrato, o equivalente ao consumo de duas beterrabas ou uma porção de espinafre por dia. Ao final do quarto dia,os voluntários foram submetido a uma série de exercícios na bicicleta,de intensidade moderada e igual para todos.O resultado foi que as pessoas gastaram de 3% a 5% menos oxigênio para realizar a mesma atividade,quando consumiram o complemente de nitrato.Já Pesquisadores da Universidade de Exerter,na Inglaterra,comprovaram que atletas que ingeriam suco de raiz antes do treino,durante um período de tempo,conseguiram aumentar em 16% a distância percorrida.

Alimentos:

            Uma alimentação saudável não requer apenas alimentos caros e naturais. O prato típico brasileiro, de arroz, feijão e ovo, também são essenciais ao fornecimento de nutrientes. Então, a dica é procurar alimentos com menos gordura e mais nutrientes, como proteínas, sais minerais, nitrato e vitaminas. E antes dos treinos optar por alimentos energéticos que possam lhe fornecer energia o suficiente.






Pirâmide alimentar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário