segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Futebol Inglês

Os ingleses e o football
Há indícios que os romanos praticavam o Harpastum em solo bretão, durante expedições de Júlio César, ou nos quatros séculos de domínio que excederam a partir do ano 43 d.C.O mais antigo documento inglês relacionado a chegado ao tema, Descriptio NobiLissimae Civitatis Londinae é um livro de Willian Fitztephen,data de 1175.Essa obra relata um jogo disputado durante a Schrovetide(Terça feira Gorda) .Os  habitantes de varias cidades inglesas saiam pelas ruas para chutar uma bola de couro,comemorando a expulsão dos dinamarqueses.A bola simbolizava a cabeça de um oficial do exercito invasor,que teria introduzido o jogo involuntariamente na Inglaterra.Durante um longo período, o football teve sentido exclusivamente patriótico para o povo inglês,sendo jogado apenas nesses festejos anuais.Mais tarde se popularizou entre os habitantes de Chester e Kingston. Durante o século XVI, a violência dentro do football cresceu tão absurdamente que levou o escritor Philip Stubbes a referir-se ao futebol como “um jogo de bárbaro, que só estimulava a cólera, a inimizade, o ódio, a malícia, o rancor”. Já que era bastante comum durante os jogos, os participantes terem suas pernas e braços quebrados, dentes arrancados etc. Houve noticiais de mortes, e com as rivalidades criadas nas partidas, era comum o assassinato entre a população. Conta-se que em 1608, em Manchester uma bola quebrou a janela de uma biblioteca que foi invadia e destruída por uma multidão. Assim era o mass football, ou “futebol de massa”. Durante o século XVIII, cerca de mil pessoas percorriam as ruas de Chester, jogando football. O objetivo era levar a bola até um dos portões da cidade, que nesse caso representava o “gol”.
1700- Proibição de formas violentas de football.
1710- Escolas inglesas passam a adotar o football como atividade física. Tornando-se popular entre os jovens. O pedagogo Richard Mulcaster,diretor dos colégio de Merchant Taylor e St.Pauls, um dos primeiros a valorizar aspectos educativos no jogo,cria certas regras para o jogo,limita o número de participantes e admiti um arbitro severo,para “fazer cumprir os critérios adotados”.Em Londres durante esse período só se jogava football em terrenos baldios.Depois,viu-se a necessidade de uniformização das regras,pois nos colégios jogavam-se diferentes tipos de football.
1823- Com a maciça adesão dos colégios públicos, duas escolas de jogo ganham destaque: Cheltenham, Shrewsbury e Rugby, que utilizavam as mãos e os pés. O football, o rugby e também uma forma unificada dos dois esportes, chamada football rugby, passavam então a ser atividade obrigatória nas escolas inglesas.
1848- Nascimento do football na Universidade de Cambridge onde uma conferencia que reuniu diretores da maioria dos colégios da cidade estabeleceu a proibição de usar mãos e braços no jogo.
26 de outubro de 1863 - Unificação das regras. Reunidos na Taberna Freemason, em Great Queen Street, Londres, representantes de 11 clubes e escolas instituíram as bases para as regras que regem o esporte até hoje.
1° de dezembro de 1863 - O jogo é oficialmente codificado.
Oito de dezembro - Diante de 11 adeptos da utilização exclusiva dos pés, decidi-se separar o football do rugby. E difundir as 11 regras básicas oficiais da época. A difusão ocorreu por meio de livros e cartilhas distribuídas em clubes, escolas, livrarias e bancas de jornal.
1871- Disputou-se entre clubes a 1° Copa da Inglaterra, o torneio de futebol mais antigo do mundo.
30 de Novembro de 1872 - Inglaterra e Escócia empataram 0 a 0 na que se considera a primeira partida internacional da historia.O futebol,assim como o conhecemos hoje,estava devidamente inventado.
Futebol nas ruas da Inglaterra, século XVIII.





Nenhum comentário:

Postar um comentário