terça-feira, 17 de maio de 2011

Transpiração é sinal de emagrecimento?

É fato que a maioria das pessoas que praticam qualquer atividade física, acredita sim, que o suor é sinal de emagrecimento. O que é um mito. Suor nada mais é que perda de água, desidratação. Um modo que o organismo tem de liberar calor.

A transpiração é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo, ela permite a regulação da transferência de calor corporal para o meio externo, o ambiente. Pela água ser um excelente condutor térmico. A evaporação da água, o suor contido na superfície de nosso corpo, é o processo pelo qual "liberamos”; transferimos o calor para o ambiente.

Como o suor é produzido no nosso corpo?
O suor é basicamente produzido por meio do nosso plasma sanguíneo filtrado. Tendo em sua composição, Água, Sódio (Na+), Cloreto (Cl-) e Potássio (K+). E apenas em lugares específicos do nosso corpo, como as axilas, que as glândulas permitem a passagem de algumas proteínas e gorduras. Por isso a presença de odor nessa região. As bactérias da flora natural da pele utilizam essas, as proteínas e gorduras como nutrientes, liberam o odor característico.

Então damos uma dica para você:
Um banho rápido antes da prática de atividade física é bem favorável. Contudo, o uso de desodorantes com perfume sem o devido cuidado higiênico só agrava o mau cheiro.

E lembrando...
Suor não é gordura em forma líquida. O que te faz perder gordura e consequentemente emagrecer são as atividade físicas e não o calor. Levando a outro mito muito popular, a de que o uso de roupas de frio durante as atividades físicas é benéfico e ajuda na perda de gordura,MITO.

Suor é sinal de saúde, mas trata-se também de uma questão biológica, ou seja, há pessoas que transpiram mais e outras menos.


Você poderá gostar também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário